Leitura Furiosa 2014 au Portugal (25 mai 2014)

A Associação Cardan, sediada na cidade de Amiens (Picardia), organiza a Leitura Furiosa desde 1992. A Leitura Furiosa é uma manifestação que acontece em várias cidades europeias simultaneamente. Encontro de pessoas zangadas com a leitura com escritores, a LEITURA FURIOSA inspira-se no poder dos momentos insólitos, permitindo que as primeiras possam acompanhar o processo de criação de um texto. Esse texto não apenas terá em conta uma parte das histórias, dos caminhos e das lutas dos participantes como deve ser impregnado pelo próprio encontro que o motiva.
leitura furiosa

23, 24 e 25 de Maio
Sessão pública: domingo, 25 de Maio, 15h

Leitura Furiosa é um acontecimento anual que dura três dias. Um momento de encontro de pessoas «zangadas com a leitura» com escritores. O momento único que permite a um não-leitor aproximar-se, com um escritor, da escrita. Cada um faz ouvir a sua voz e segue um outro caminho. E isto acontece ao mesmo tempo em Lisboa (na Casa da Achada), no Porto (em Serralves), em Beja (na Biblioteca Municipal) e em Amiens (França).

LF14Vários pequenos grupos de «gente zangada com a leitura» convivem durante um dia com um escritor, como entenderem fazê-lo. À noite, o escritor escreve um pequeno texto que oferecerá ao grupo quando, no dia seguinte, voltar a encontrar-se com ele. Passarão todos por uma livraria, por uma biblioteca. Os textos são ilustrados, paginados e os que vêm de França traduzidos. No domingo, terceiro dia do encontro, são tornados públicos numa sessão de leitura feita por actores e não-actores, alguns deles musicados e cantados, e publicados numa brochura.